22.9.08

Outono


Mais um verão que termina... Esta foto (e respectivo texto) da Isabel Goulão no blog Abrupto tem cerca de um ano. Mas repete-se ano após ano...

Desconfio que há por aí gente que quando vir esta fotografia não deixará certamente de sorrir. Há-de lembrar-se das bolas de Berlim, dos pastéis de nata, das tranças e de tantos outros bolos que terá comido em muitos Verões de S. Martinho.
Noutros tempos, a vendedora (quase todos a tratam pelo nome) trazia a caixa branca à cabeça. Com o peso dos anos veio o peso da caixa e há uns anos apareceu com este carrinho. A bola de Berlim não precisa da buzina para se fazer anunciar. A roupa branca e as crianças a correr para o carro chegam muito bem para ver a lata ao longe. A muitas conhece-lhes o nome, como já conheceu o dos pais. Pacientemente, vai puxando os tabuleiros e mostrando os bolos: "Areia não, meninos!". Despedimo-nos dela no final da praia, quase sempre "até para o ano".


Isabel Goulão


2 comentários:

Anónimo disse...

Quando ouvimos "até para o ano", o nosso coração aquece: sabemos que na nossa vida há coisas que continuam na nossa vida. E é bom voltar à "nossa" praia" e sabermos que nhá coisas (boas) que não mudam . Os meninos crescem, as cadeiras mudam, há sempre mais baldinhos e forminhas, e as bolas de Berlim, ou as tranças com cereja, lá estão á nossa espera, todos os anos.

Obrigada António por este Post.

Maria Teresa Goulão

Suzy Corrêa Monteiro disse...

Aquela caixa era mágica...passados 40 anos ainda sinto o cheiro que inalava quando tabuleiro era puxado para fora...ai...aquelas bolas de Berlim...eram 3 meses de férias com irmãos, primos e muita brincadeira!!

Um muito obrigada por estas memórias :)

Suzy Corrêa Monteiro