29.9.08

Ciclovia coloca utilizadores em perigo



A aposta na construção da ciclovia na Avenida Marginal foi acertada. Durante todo o Verão e também aos fins-de-semana, desde que o tempo ajude, é crescente o número de utilizadores de bicicletas em São Martinho do Porto. Além de promover a prática de hábitos saudáveis, uma via dedicada a bicicletas deve ser também uma aposta no aumento da segurança de quem circula de bicicleta.

No entanto, a concepção da ciclovia na marginal terá ignorado o facto de os utilizadores serem, em número elevado, crianças com pouca prática e o cruzamento nos dois sentidos ou as ultrapassagens serem perigrosas face à pouca lagura da pista e ao facto de não existir qualquer protecção para a estrada.

A situação de perigo é muito agravada no verão pelo facto de a ciclovia ser abusivamente utilizada pelos carrinhos a pedais alugados que impedem a circulação de bicicletas, empurrando-as sistematicamente para a estrada. Isto sucede com muitas crianças que são obrigadas a saltar para a estrada com o perigo que isso significa.

Por outro lado, o facto de esta ciclovia na marginal ser contigua a uma via de circulação automóvel de uma só faixa convida a que a pista sirva muitas vezes como faixa de ultrapassagem automóvel ou até mesmo de estacionamento. Esta situação coloca em perigo os utilizadores da ciclovia.

Estes factos são alvo de frequentes comentários e críticas, faltando, como acontece muitas vezes, a concretização de acções e medidas artuiculadas por parte autoridades competentes por garantir a segurança e bem estar dos cidadãos.

A ciclovia da Avenida Marginal de São Martinho do Porto, nas actuais circunstâncias, constitui um perigo para a segurança dos seus utilizadores, particularmente crianças. Não esperando a resolução total do problema que reside desde logo num erro de concepção, exige-se a tomada de medidas minimizadoras da insegurança existente na ciclovia da Avenida Marginal de São Martinho do Porto.


Este mesmo texto será enviado para:

Governador Civil de Leiria

Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça

Presidente da Junta de freguesia de São Martinho do Porto

Grupo Territorial de Leiria da GNR

Órgãos de Comunicação Social Regional
Esperando que as entidades oficiais com competentes não esperem por um grave acidente para agirem.

1 comentário:

aramis disse...

Concordo completamente... é até um dia termos um desgosto.
Um abraço,