16.4.08

Âncora antiga pescada


João Caçoila, Pescador e, também 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários de S. Martinho do Porto “pescou” uma ancora que se pensa ser antiga.

Segundo contou à Rádio Cister desde os maus tempos recentemente passados em que as ondulações foram bastante fortes, que João Caçoila na sua faina habitual que com uma “caça” (25 covos juntos) se prenderam as artes no fundo. Todos os dias a partir dessa data ia ao local tentar puxar as artes.

Como sózinho não conseguia puxá-las pediu a um amigo de nome Gilberto com um barco apetrechado com um guincho e então ao puxar as artes lá vinha a ancora.

Para João Caçoila terá segundo o que lhe disseram alguns amigos e colegas de faina perto de trezentos anos, a duvida será desfeita pelos técnicos do Museu da Marinha esperados em S. Martinho do Porto para analisar o achado.

Dessa análise dependerá o futuro da ancora, que a revelar-se valiosa historicamente poderá rumar para o referido museu, caso não seja e segundo desejo de João Caçoila gostaria de a ver depois de devidamente cuidada numa das rotundas de S. Martinho, caso as autoridades locais assim o entendam.

À Rádio Cister o responsável da Policia Marítima afirmou ser normal e corrente serem encontradas através do mesmo método outras ancoras, o valor desta só os técnicos do Museu da Marinha poderão avançar, sendo que no seu entender esta ancora deverá ser do século XIX e deveria pertencer a um barco já com alguma tonelagem.


in "
Rádio Cister"

Sem comentários: