3.1.10

Farol de São Martinho devia ser requalificado


O farol de São Martinho do Porto podia ser um ponto de interesse turístico para São Martinho. De lá se avista a baía, a vila, Alfeizerão, Salir do Porto, o Facho e as Berlengas.

O acesso é fácil através de umas escadas que partem do Cais junto ao edifício do Instituto de Socorros a Naufragos (ISN).

Mas quando se chega junto do dito farol, deparamo-nos com um espaço abandonado, sujo, sem protecção e com uma construção em ruínas e vandalizada.

É um detalhe que facilmente pode ser ultrapassado com a comunhão de esforços entre a entidade responsável pela manutenção: Ministério da Defesa através da Direcção de Faróis da Direcção Geral da Autoridade Marítima e as entidades supostamente interessadas na sua preservação: Região de Turismo do Oeste, Câmara Municipal de Alcobaça e Junta de Freguesia de São Martinho do Porto.

3 comentários:

Rogério Manuel Madeira Raimundo disse...

viva.já tinha alertado o anterior executivo.vou partilhar na minha super pen e recolocar na r.câmara de amanhã...abRRaço

Unknown disse...

É bom ver que este blog é visto por quem pode alterar alguma coisa. É importante que se faça ver as autoridades, que S. Martinho não pode ser só construção nova, betão. Tem que se cuidar do que existe, porque é por essas coisas, como o farol, o cais, a capelinha de Sto. António, o facho, os faróis a meio da marginal e o ponto mais alto de S. Martinho atrás da capelinha, que fazem com que S. Martinho seja o que é, e o que foi para tantas gerações de moradores e veraniantes. Essas referências não podem desaparecer, têm mesmo que voltar a ser sítios de visita obrigatória.

Anónimo disse...

Sem duvida que o farol de S.MARTINHO, tem das mais linda vistas desta linda terra....deveria ser mesmo considerado um miradouro....mas infelizmente o acesso nao e assim tao facil....se analisar-mos bem, as escadas para o farol estao em muito mau estado, impossibilitando a passagens a pessoas de meia idade....pergunto-me imensas vezes, porque realizaram uma obra de uma elevador na Rua dos Cafes, e nao pensam em fazer um sistema para o farol tambem???acho que so traria valias para a nossa terra....