20.1.10

Baía de São Martinho também é candidata a “Maravilha Natural”


A Câmara Municipal de Alcobaça também vai participar no concurso “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. Depois de ter alcançado o lugar de Maravilha Nacional com o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, vai candidatar seis maravilhas naturais do concelho: Baía de São Martinho do Porto, Vale da Ribeira do Mogo, Mata Nacional do Vimeiro – Gaio, Praias de Pataias, Lagoa de Pataias e Serra dos Candeeiro.

A autarquia de Alcobaça concorre, assim, a cinco categorias das sete existentes, nomeadamente: Praias e Falésias – Praias de Pataias e Baía de São Martinho do Porto; Florestas e Matas – Mata Nacional do Vimeiro – Gaio e Vale da Ribeira do Mogo; Áreas Protegidas – Serra dos Candeeiros; Zonas Aquáticas não Marinhas – Lagoa de Pataias.

São cerca de 2,3 km de comprimento e uma peculiar forma de semicírculo perfeito, que tornam especial e única a Baía de São Martinho, resultado de um processo local de modificação da ondulação.

Após a transposição da barra de cerca de 200 metros, as vagas difractam-se por leque, dissipação de energia e diminuição da profundidade, continuando assim o seu trajecto até ao extenso areal que se apresenta abrigado e em baixa profundidade em relação ao nível do mar.

in "
Jornal das Caldas"


É uma boa notícia, mas esta é ainda uma fase inícial. A Baía de São Martinho do Porto é apenas uma entre 323 "maravilhas naturais" candidatas. Destas serão seleccionaldas em duas fases 21 candidaturas finalistas que poderão ser alvo de votação popular a partir do dia 7 de março. Até esse momento a selecção será efectuada por um painel de especialistas da organização deste evento.

Se São Martinho do Porto chegar á fase final (como merece) aqui iniciaremos uma campanha para a eleição de São Martinho do Porto.

Mais informação sobre a selecção das 7 Maravilhas Naturais de Portugal pode ser consultada aqui.

1 comentário:

Marta disse...

Depois de destruírem de forma absolutamente inadmissível a baía, a câmara de Alcobaça tem a distinta lata de candidatar a Baía a "Maravilha Natural" depois de ter destruído esta com betão armado e cimento à la pato bravo, com arquitectura de má gosto e até de segurança duvidosa, luvas e corrupção. Sendo um excelente exemplo a casa das palmeiras, casa construída para o rei e cujos proprietários que se seguiram foram impedidos de fazer do palácio turismo de habitação mas que quando este foi para as mãos da câmara, esta a deixou no bonito estado em que se encontra, sem traseiras, e com dois monos de cada lado... A baía podia ser vencedora se não fosse a câmara de alcobaça. Porque era de facto uma beleza. onde andou o IPPAR no meio disto tudo... ainda estou para saber!