12.10.08

Antigamente


2 comentários:

aramis disse...

Linda esta fotografia da minha terra! Ai meu S.Martinho o que te fizeram...
Um abraço e parabens pelo seu blog!

Anónimo disse...

Sou mais um dos indivíduos que teve a felicidade da Srª minha mãe me ter dado à luz na linda Vila de S. Martinho do Porto. Mas não foi por acaso, pois todas as minhas origens são dessa referida, linda Vila.



Quis o destino de que me tivessem levado para uma outra então Vila, hoje cidade de Vila Franca de Xira, isto com a tenra idade de 6 meses. Dali parti para outros destinos.



Os meus progenitores, nunca, felizmente, perderam o contacto com S. Martinho do Porto e eu assim fui crescendo, fortalecendo os meus alicerces, os quais, podem crer, são puros, honestos e em nada estão “minados” com a postura anti-social que algumas, felizmente poucas, pessoas se alimentam.



Contactei durante a minha vida profissional com muito tipo de indivíduos, indivíduos esses de vários extractos sociais, etnias e religiões. Em todas estas e outras formas de estar na vida cruzei-me com todo o tipo de indivíduos, violentos, hostis, enraizados e desenraizados da sociedade, etc.. Mas uma coisa eu verifiquei. Todos, mas todos eles, de uma forma ou doutra, não renegaram a sua identidade, as suas raízes, os tais alicerces que lhes deram e que eles, todos, todos eles, foram fortalecendo.



Este pequeno intróito apenas serve para que quem possa vir a ocupar um pouquinho do seu tempo a lê-lo, posa vir a ter uma ideia do indivíduo que tem na sua presença. Assim, e como já se aperceberam sou um dos muitos naturais de S. Martinho do Porto, que embora não seja residente, até ao momento, nunca perdi o contacto com a Vila.



Dos contactos havidos e naturalmente com os meus avós, sempre fui ouvindo, deles e das conversas tidas com outros, na minha presença, da ou das pretensões de fazerem parte do Concelho das Caldas da Rainha e não do Concelho de Alcobaça. Até porque a sua cultura em todo o seu esplendor se encontrou sempre, mas sempre, ligada à cidade das Caldas da Rainha





Desde então, e isto, acreditem, pois e embora me tivessem, como a todos nós, construído os alicerces da vida, nós ao crescermos fomos criando a nossa estrutura. Isto para que fique bem claro de que o que eu hoje sinto, sinto-o por mim próprio e não pelo ambiente onde fui criado. Prova é de que e embora, felizmente ainda tenha os meus pais comigo, estes adorariam que eu estivesse junto deles, residindo em S. Martinho do Porto, mas eu optei por me retirar profissionalmente da cidade de Lisboa, vindo residir para o Concelho das Caldas da Rainha.

Nunca poderia ir residir para a cidade de Alcobaça, dados todos os inconvenientes que são de todos nós conhecidos e que são incontornáveis. Basta verificar-mos a zona Geográfica onde se encontram, São Martinho do Porto – Caldas da Rainha – Alcobaça. Só não vê quem não quer, ou então……



Sem pretender alongar-me mais, podendo até, vir a incomodar algumas pessoas, apenas sugeria que e dado que o movimento, (São Martinho do Porto para Caldas) graças a NÓS, se encontra vivo, pois nunca se perdeu. Dizia, sugeria que fosse efectuado um referendo sobre o assunto, solicitando desde já a opinião de outras pessoas, fosse de que tipo fosse. Obrigado.





Amigos de São Martinho do Porto, até sempre, ou até breve. Desejava do fundo do coração de um dia poder vir a viver e acabar os meus dias na Vila de São Martinho do Porto - Concelho das Caldas da Rainha.



Saúde para todos!

João José Bernardo