16.2.08

Costa da Nazaré e de Alcobaça corre risco de perder terreno

Quase 70 por cento da costa portuguesa está em risco de perder terreno. Os concelhos de Alcobaça e da Nazaré estão dentro da zona considerada mais problemática.

A Nazaré garante que tem trabalhado em medidas preventivas, nomeadamente através de estudos que tem mandato efectuar por especialistas. Jorge Barroso, Presidente da Câmara da Nazaré, admite que perante as alterações climáticas e a pressão populacional são poucas as garantias sobre o futuro desta linha de costa, daí a necessidade de uma “monitorização regular”.

As consequências das mudanças climáticas, da pressão urbanística assim como a fragilidade das arribas está a deixar o concelho de Alcobaça muito preocupado. São Martinho do Porto tem vários pontos críticos e é, neste momento, no concelho, um dos pontos mais sensíveis devido a sucessivos desmoronamentos.

Segundo vários técnicos, o morro do Farol, também conhecido por Morro de Santo António, apresenta uma instabilidade preocupante e pode desmoronar em caso de sismo. O Presidente da Junta, Antunes Pereira, lamenta a falta de actuação das entidades responsáveis que, apesar dos alertas e dos estudos, ainda nada fizeram para minimizar as consequências em casos de tremor de terra.

O alerta para a possibilidade de perda de 70% de território na costa até à Nazaré partiu do climatologista Filipe Duarte Santos, que considera urgente definir os troços do litoral que necessitam de intervenções para prevenir os efeitos das alterações climáticas.

Para o climatologista, é necessário fazer uma monitorização ao longo de toda a costa, medindo a subida do nível do mar, a temperatura da água e os poluentes encontrados, para que se consiga depois estabelecer quais as intervenções a realizar.



in http://www.cister.fm/

Sem comentários: