22.11.07

Sinais urbanísticos contraditórios...

Há muito que me choca a evolução urbanística na Vila de São Martinho do Porto. Choca-me e entristece-me. Não por qualquer espírito mais conservador ou imobilista. Não!

Acontece que ao longo de anos a fio, São Martinho foi alvo de sistemáticas agressões à sua qualidade e equilíbrio urbanístico. São Martinho é hoje, infelizmente, um aglomerado urbano de qualidade arquitectónica e urbanística muito degradada.

Primeiro na marginal, depois no interior, na zona alta e mais recentemente entre a capela de Santo António e o Facho, tudo foi minado por construção e mais construção, desrespeitando urbanisticamente e até ambientalmente a Vila de São Martinho e a sua paisagem.

Ao fim de muitos anos e muitos atentados já referidos, finalmente, a intervenção de requalificação da marginal constitui um sinal de esforço de contrariar a tendência de degradação já referida.

Vem tudo isto a propósito de duas notícias de hoje. Curiosamente de sinal contrário.

O conjunto de apartamentos em má hora construídos no Morro de Santo António foi alvo de uma autorização para a alteração de uso, passando de apartamentos turísticos para habitação. A única solução é a demolição!

Interessante é a notícia de que o Hotel Parque, infelizmente fechado e a degradar-se, foi alvo de uma decisão da câmara de Alcobaça que lhe confere maior protecção. Espero que ainda se vá a tempo de salvar este magnífico edifício e de o devolver a um uso adequado à sua notabilidade.


António Prôa

3 comentários:

Anónimo disse...

Reparem que a torre do edifício foi destelhada há cerca de 2 anos para acelerar a deterioraçao.
Isto é visível do lado da rua do cinema. A Junta de Freguesia finge que nao sabe e a Câmara também nao.
Tenho fotografia disponível para mandar.

António Prôa disse...

Agradeço que envie para o e-mail: saomartinhodoporto@gmail.com
Obrigado.

Fire and Rain disse...

Hotel absolutamente fantástico .