4.10.09

Haydn em São Martinho

Haydn Cello Concerto Rostropovich 1981


No ano em que se assinalam 200 anos sobre a morte de Joseph Haydn o Ensemble Contrapunctus vai percorrer cinco freguesias do concelho de Alcobaça com concertos onde exploram diferentes fases do compositor.

Os primeiros dois concertos deste ciclo têm lugar já este fim-de-semana, dias 3 e 4 de Outubro, em Maiorga e em S. Martinho do Porto. Em palco vão estar José Pereira e Arthur Soulès ao violino, Guenrikh Elessine ao violoncelo e Alexandre Delgado à violeta, os membros do Moscow Piano Quartet, desta feita com uma composição que abrange as mais diversas formações de câmara.

Os quatro músicos foram convidados pela Antena 2 para gravarem os quartetos para cordas de Haydn, um trabalho realizado durante este ano. É parte deste projecto que será agora apresentada em Alcobaça, num ciclo que se prolonga até Dezembro.

Amanhã, dia 3, o Ensemble Contrapunctus vai estar pelas 16h30 na Igreja de S. Lourenço, na Maiorga. O Quarteto em ré menor op. 9 n.º 4 (1770), Quarteto em mi maior op. 54 n.º 3 (1788) e Quarteto em dó maior op. 74 n.º 1 (1793) são as obras que compõem o concerto. Serão também estas as composições interpretadas no domingo, dia 4, na Igreja Paroquial de São Martinho do Porto, partir das 18h00. Os concertos têm entrada livre.

Os restantes concertos previstos no ciclo "Celebrar Haydn em Alcobaça" estão marcados para 7 e 8 de Novembro na Póvoa e me Aljubarrota e a 6 de Dezembro em Alcobaça.

in Gazeta das Caldas



Franz Joseph Haydn (Rohrau, Áustria, 31 de março de 1732 — Viena, 31 de maio de 1809) foi um dos mais importantes compositores do período clássico. personifica o chamado "classicismo vienense" ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven. A posteridade apelidou este grupo como "Trindade Vienense". Para além disso é considerado como um dos autores mais importantes e influentes da história da música erudita ocidental com uma carreira que cobriu desde o fim do Barroco aos inícios do Romantismo.

1 comentário:

Unknown disse...

Só agora vi a alusão a estes concertos. Mas eu estive lá, e sem ser propositado, assisti ao concerto. No domingo, peguei na Leonor e no Bernardo (filho) e fui até à igreja para assistirmos à missa, mas quando lá chegámos, estava a começar um concerto e ficámos a ouvir, foi lindo, com miudos de 4 e 6 anos, não fiquei até ao fim, mas o suficiente para ter pena da igreja estar tão vazia, e quem estava eram na maioria estrangeiros. Estas iniciativas só são más por serem poucas.