O edifício que é hoje apoio aos irritantes carros a pedais que invadem passeios, ruas e pista ciclável no verão foi mandado construír em 1862 pelo então ministro das obras públicas, Duque de Loulé, e funcionou como estação de recepção de madeiras que eram depois despachadas através do porto de São Martinho do Porto.
A estação recebia a madeira transportada pela linha de caminhos-de-ferro americano entre Leiria e a Marinha Grande. Os vagões eram puxados por junta de bois.
Recentemente, a Câmara Municioal de Alcobaça aprovou um projecto que substituirá este edifício por um edifício com três pisos. Um restaurante e "apoio turístico" será o uso.
Quanto à memória, à referência histórica, é afirmado que será mantida...
Confesso que tenho as maiores dúvidas. As maiores reservas.
Não é a manutenção de uma placa ou até umas janelas ou umas fachadas que preservam a memória da história e da função do edifício. Assim desaparcerá mais uma referência em São Martinho. Assim continuará a descaracterização e a perda de identidade da Vila de São Martinho do Porto.
António Prôa
A estação recebia a madeira transportada pela linha de caminhos-de-ferro americano entre Leiria e a Marinha Grande. Os vagões eram puxados por junta de bois.
Recentemente, a Câmara Municioal de Alcobaça aprovou um projecto que substituirá este edifício por um edifício com três pisos. Um restaurante e "apoio turístico" será o uso.
Quanto à memória, à referência histórica, é afirmado que será mantida...
Confesso que tenho as maiores dúvidas. As maiores reservas.
Não é a manutenção de uma placa ou até umas janelas ou umas fachadas que preservam a memória da história e da função do edifício. Assim desaparcerá mais uma referência em São Martinho. Assim continuará a descaracterização e a perda de identidade da Vila de São Martinho do Porto.
António Prôa
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